TOALHEIRO GUARANY EIRELI EPP

TRABALHAMOS APENAS COM FORNECEDORES CREDENCIADOS PELA ANVISA

Televendas
  HOME » - Você sabe escolher um papel sanitário ?
Menu
Fabricantes
Lançamentosmais
Artigos
- ANVISA regulamenta condições de higiene e limpeza em estabelecimentos que lidam com alimentos
- Controle de infecção hospitalar exige vigilância constante
- Mitos e Verdades sobre PAPÉIS SANITÁRIOS
- Conheça as principais diferenças entre os diversos panos de limpeza existentes no mercado
- Você sabe escolher um papel sanitário ?
- Saiba porque a Substituição Tributária de ICMS criou alterações de preço no mercado de higiene e limpeza
- O que significa a sigla ABS?
- Você sabe escolher um papel sanitário ?

O processo de escolha de um papel sanitário (papel-toalha ou papel higiênico) não é tão simples como inicialmente pode parecer. No mercado institucional as escolhas deveriam obedecer a critérios técnicos, mas o que se observa, na prática, é que o preço do produto é muitas vezes o fator determinante da escolha.

É comum ouvir-se dizer que estes produtos são “commodities”, no sentido de que são todos iguais entre sí e que, em assim sendo, o principal diferencial entre eles é o preço. Ledo engano! A maneira correta de se enfrentar o problema é o de conhecer as principais características destes produtos, comparar as diversas marcas com relação a estas características e, somente depois disso, usar o critério do preço para uma decisão de compra.

A mais básica das considerações é a escolha entre um papel de fibras virgens e um de fibras recicladas e, a partir daí, deve-se levar em consideração as seguintes características:

Absorção
Um bom papel deve absorver rapidamente a água. Neste aspecto, os papéis fabricados com fibras de celulose virgem apresentam, em geral, resultados melhores: a água não só é absorvida com muito maior rapidez como também o papel não se esfarela, uma vez molhado. Já os papéis reciclados, por serem produzidos com massa de papel bastante heterogênea (aparas de diferentes fontes e origens) não apresentam a mesma eficiência. É comum se observar nos papéis reciclados uma grande dificuldade na absorção da água que se espalha de um lado para outro do papel, sem nenhuma ação de secagem.

Resistência ao úmido (R.U.)
O papel-toalha e o papel higiênico têm necessidades opostas com relação ao RU. Enquanto o papel-toalha tem que ter um RU elevado, para que não se rompa ao ser retirado do dispenser por mãos molhadas, o papel higiênico tem que ter um RU baixo, para que suas fibras se desagreguem rapidamente em contato com a água (hidrossolubilidade), evitando entupimentos nos vasos sanitários e redes de esgotos.

Gramatura
A gramatura em sí não determina a qualidade do papel. Produtos fabricados com 100% de celulose virgem podem trabalhar com gramaturas mais baixas devido à sua qualidade (alta absorção, elevado RU e adequada resistência mecânica). Já os papéis reciclados, devido à falta de homogeneidade das aparas das quais se constituem, tendem a ter uma gramatura maior pra compensar a falta de adequada resistência mecânica à tração.

Suavidade
Quanto maior a quantidade de material reciclado, maior a aspereza do papel. A suavidade do papel-toalha não se confunde com a maciez do papel higiênico. Neste, usa-se um tipo diferente de fibras e aditivos específicos para obtenção desta característica.

Brancura
Não é o grau de brancura que determina a qualidade do papel, pois, principalmente nos papéis reciclados, são usadas grandes quantidades de alvejantes ópticos para “maquiar” a aparência dos diversos tipos de aparas utilizadas. Na Europa, por exemplo, o consumidor prefere um papel mais amarelado, já que esta coloração reflete melhor a característica natural da celulose virgem.

Análise Microbiológica
Fabricantes idôneos e comprometidos com a qualidade possuem testes de irritabilidade e de análise microbiológica cobrindo seus produtos. Estes testes, tanto para o papel-toalha como também para o papel higiênico, são de fundamental importância em função do contato íntimo que tais produtos têm com o corpo humano.

Somente após a conclusão de uma criteriosa avaliação técnica do produto é que se pode iniciar a fase de escolha do fornecedor e de definição do preço justo para o mesmo.

Continuar
Video
Receba nossa Newsletter
Digite seu email para receber nossa Newsletter


   Nuvem de Tags


HOME |  A EMPRESA |  PRODUTOS |  LOCAÇÃO/TOALHAS |  MAPA DO SITE |  TRABALHE CONOSCO |  CONTATO

Copyright © 2000-2017 - Toalheiro Guarany - Todos os direitos reservados
CybernetFX Webdesign e Hospedagem de Sites
 

LIGUE TELEVENDAS - (11) 3122-9266

 
TOALHEIRO GUARANY