TOALHEIRO GUARANY EIRELI EPP

TRABALHAMOS APENAS COM FORNECEDORES CREDENCIADOS PELA ANVISA

Televendas
  HOME » - Controle de infecção hospitalar exige vigilância constante
Menu
Fabricantes
Lançamentosmais
Artigos
- ANVISA regulamenta condições de higiene e limpeza em estabelecimentos que lidam com alimentos
- Controle de infecção hospitalar exige vigilância constante
- Mitos e Verdades sobre PAPÉIS SANITÁRIOS
- Conheça as principais diferenças entre os diversos panos de limpeza existentes no mercado
- Você sabe escolher um papel sanitário ?
- Saiba porque a Substituição Tributária de ICMS criou alterações de preço no mercado de higiene e limpeza
- O que significa a sigla ABS?
- Controle de infecção hospitalar exige vigilância constante

A simples e correta limpeza das mãos já evitaria muitos casos hoje existentes

Artigo publicado pela revista TIME nos Estados Unidos alerta para o problema da infecção hospitalar, focalizando o tema da higiene das mãos. Segundo o artigo, cerca de 10% dos pacientes admitidos nos hospitais americanos são infectados de alguma forma durante sua permanência no hospital. Algumas vezes tais infecções se devem a germes que eles próprios trouxeram ao hospital, tipicamente bactérias que se encontram sobre a pele e que acabam seguindo o caminho de uma agulha ou cateter para o interior do organismo. Porém, a maior parte das infecções hospitalares transmitidas de um paciente para outro se dá através de médicos, enfermeiras e outros profissionais da área de saúde. E isso ocorre porque os germes infectantes pegam uma carona nas mãos destes profissionais.

Os resultados podem ser catastróficos. As infecções hospitalares contribuem para a ocorrência de aproximadamente 90.000 óbitos anuais nos hospitais americanos, agregando um custo de assistência médica de cerca de U$4,5 bilhões anuais. Não é pouca coisa! E a solução para a maioria destes casos reside no simples uso de um sabonete bactericida ou de álcool gel.

Especialistas na área de saúde garantem que a lavagem adequada das mãos reduz em um terço dos casos de contaminação hospitalar. Mesmo o uso de luvas de látex não é necessariamente um bom substituto pois a operação de colocação e retirada das mesmas pode envolver uma recontaminação. Infelizmente, nos casos dos hospitais americanos, os profissionais da área de saúde parecem não ter adquirido plena consciência do problema ou, se a adquiriram, não parecem agir de acordo.

Estudos feitos para apurar o cuidado com a correta higienização das mãos, mostra que ela é observada em menos de 40% das ocasiões em que seria necessária e, muitas vezes, o índice fica bem abaixo deste valor. Inclusive, alguns estudos sugerem que as enfermeiras têm sido mais cuidadosas neste aspecto do que os próprios médicos.

Muitos estados estão exigindo que os novos hospitais a serem construídos tenham dois lavatórios por quarto : um para o paciente e outro, exclusivo, para os profissionais da área de saúde. Pesquisadores da Clínica Mayo recomendam aos profissionais da área de saúde que levem consigo, frascos portáteis de álcool gel para facilitar o uso constante do produto. E, ultimamente, especialistas em higiene têm recomendado aos pacientes que adotem uma postura mais ativa em relação ao problema, estimulando-os a perguntarem a médicos e enfermeiras, diretamente, se eles procederam à adequada higienização das mãos, antes de qualquer procedimento. Pode soar um pouco agressivo, admitem os especialistas, mas se a pergunta for feita de uma forma simpática e acompanhada por um sorriso, pode evitar uma reação defensiva por parte do profissional e, certamente, contribuirá para uma conscientização mais rápida e generalizada quanto à necessidade de se manter as mãos higienizadas.
Continuar
Video
Receba nossa Newsletter
Digite seu email para receber nossa Newsletter


   Nuvem de Tags


HOME |  A EMPRESA |  PRODUTOS |  LOCAÇÃO/TOALHAS |  MAPA DO SITE |  TRABALHE CONOSCO |  CONTATO

Copyright © 2000-2017 - Toalheiro Guarany - Todos os direitos reservados
CybernetFX Webdesign e Hospedagem de Sites
 

LIGUE TELEVENDAS - (11) 3122-9266

 
TOALHEIRO GUARANY